Maringá é uma cidade que poderia ter uma estrutura urbana que acompanhasse o planejamento que a constituiu. Acredito que há muitos anos perdemos o compasso do desenvolvimento da cidade em relação a engenharia de trânsito.
Quando penso onde está o nó da circulação de veículos e pessoas nas vias da cidade me vem sempre a imagem da Avenida Brasil, principalmente o eixo Avenida São Paulo a Avenida Paraná. Fico imaginando se tivéssemos as avenidas binárias (Avenida Herval, Paraná, Duque de Caxias e São Paulo) que poderiam melhorar o fluxo de veículos, fico pensando no extermínio das "escamas de peixe", numa canaleta para ônibus, fico imaginando na mudança do posicionamento dos terminais, na exclusão dos automóveis e na educação para o uso do transporte coletivo, fico... Mas, acordo e percebo que existem obstáculos mais políticos e mesquinhos que um raciocínio lógico para as mudanças do trânsito.
Quando circulo pelas calçadas da Avenida Brasil me vem a cabeça as cidades do interior que ainda têm um trânsito lento e pessoas que estacionam em mão dupla por que não há exigências de algo melhor. Esta não pode ser nossa forma de pensar, é preciso dar passos à frente para não perder o bonde e ficar para trás.
Saia do buraco emocional em que você está
Há 12 horas
0 comentários:
Postar um comentário