Agentes multam veículos estacionados. Faltou bom-senso

|

As ações dos agentes de trânsito são sempre muito bem-vindas. Entretanto, certas coisas precisam ser revistas. Há situações que mais parecem abuso de poder. Por exemplo, na noite de ontem, servidores da Setran foram até a Faculdade Maringá e multaram todas as motocicletas estacionadas na calçada.

O ato dos agentes é legal; contudo, é de uma total ausência de bom-senso. A calçada ocupada fica num local de pequena circulação de pedestres. Os transeuntes geralmente são os próprios alunos e, na verdade, a circulação não fica comprometida, porque o espaço ocupado é pequeno.

A situação é bem simples: como não há espaço para tantas motocicletas, os alunos estacionam sobre o passeio público. Para isso, utilizam como referência o alinhamento das árvores. No entanto, sabe lá por que, os agentes resolveram implicar com as motos.

Cá com meus botões, tenho um palpite: é muito mais fácil combater a ilegalidade que não incomoda, que está parada - sem risco de fulga. Fiscalizar ruas e avenidas, veículos em movimento, semáforos etc, dá mais trabalho e rende menos multas.

Condeno o tipo de ação empreendida pelos agentes do Setran. Eles têm muito mais por fazer. O trânsito da cidade carece do trabalho deles. Entretanto, optam por se ocupar com tarefas menores e que, convenhamos, não trazem nenhum tipo de benefício para reduzir a mortalidade e o número de acidentes registrados em Maringá.

Apenas a título de comparação, aproveito o espaço para discutir um problema que realmente incomoda. Enquanto proprietários de motocicletas são multados por ocuparem o espaço de um calçada com pouca circulação de pedestres, restaurantes e bares mantêm suas mesas nos passeios públicos sem nenhum tipo de punição.

Curioso é que as motocicletas, que não falam, não riem alto, não bebem, não intimidam os pedestres, são passíveis de multa. Já essas empresas estão livres e até possuem o direito de uso das calçadas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com voçê Ronaldo, pode ser legal, mas para mim é imoral.
As pessoas estão estudando, porquê eles não vão multar aqueles motoristas que ficam bebendo e depois saem por ai tirando racha, correndo como loucos e colocando a vida de pessoas corretas em perigo.

Anônimo disse...

Nezo, voce está legislando em causa própria?

a lei é clara. Não pode e ponto.

Nipoflex Marechal Cândido Rondon disse...

Eu sei que foi o autor da "denúncia" ... ao que tudo indica ele fez sem querer ... mas mesmo assim os policiais preferem a tranquilidade de motos enfileiradas ao trabalho de barrar motoristas que matam ... Agora quanto ao comentário das 2h47 só tenho a dizer que se comporta assim pois imagino que nunca teve um bem roubado, se tivesse veria como é triste ver a policia se preocupando com algo tão inocente ...

Anônimo disse...

A legislação deve ser aplicada a todos, sem exceção, não é sr. Ronaldo Nezo.

Anônimo disse...

Uma coisa não justifica nem anula outra. Legislação deve ser cumprida, não importa se inocente ou não. Não podem haver concessões, o que é certo é certo, o que é errado é errado e pronto, acabou.

Que tal todos seguirem as leis e parar com essa mania herdada da política do welfare state de achar que o Estado tem de dar jeito em tudo sozinho??? Que tal um pouco de educação e civilidade??? É o mínimo a se esperar de estudantes universitários...

Anônimo disse...

Ronaldo! Concordo plenamente com seu comentário!
Só pra reforçar minha esposa foi multada em uma blitz no ano passado por estar trafegando á 47km/por hora na avenida Cerro Azul, as 22h15 quando saía da academia!
Achei um absurdo pois as 22h15 da noite naquela velocidade minha esposa poderia ser assaltada até por um pedreste!
Acho que falta "Bom senso das autoridades" Pois os cidadãos são presas fáceis deste tipo de infração, que gera mais revolta de que conscientização do cidadão!

Anônimo disse...

Eu como cidadão, conhecedor dos meus direitos, não admito que veículos de espécie alguma estacionem sobre as calçadas. Este espaço é meu por direito e eu não abro mão dele. Sempre que verificar a presença de motos sobre as calçadas eu chamarei os agentes, e se os mesmos não comparecerem vou reclamar pessoalmente para o chefe deles. Ronaldo quem é você para retirar um direito que é meu?
Parabéns aos agentes e não liguem para o pensamento pequeno e ilegal do Ronaldo.

Anônimo disse...

Henriques?
Sua mulher saindo da acadimia as 22:15, a 47km/h e foi multada se o limite lá é 50! Vê lá hein!
Acho que a multa foi por outra coisa .

Anônimo disse...

Ronaldo vejo que voçê não conhece nada sobre o trabalho desenvolvido pelos agentes de trânsito, informe-se melhor, outra coisa, não jogue toda a culpa neles, acho que existem falhas, mas até o ponto de você culpalos até pelas mortes é um absurdo.

Anônimo disse...

Ronaldo porque o prefeito Silvio Barros não acabou com a industria das multas ? Até ele viu que prometeu besteira na campanha, pois quando conheceu realmente o trabaho dos agentes resolveu investir no setor, e hoje goza de um certo respeito pelos agentes.