Brasil, o paraíso da cópia

|

O texto abaixo é de Rosana Hermann, publicado no Blônicas:

A pirataria nunca vai acabar no Brasil. Nunca. Podem criar ongs, instituições ou associações de combate que não vai adiantar nada. Alguns veículos de comunicação vão ganhar dinheiro pra veicular as campanhas, mas é só. Brasileiro não vai deixar de comprar produto pirata por uma simples razão: brasileiro gosta de cópia.

Pode ser cópia de marca, de roupa, de bolsa, de CD, não faz diferença. O povo gosta da coisa copiada mesmo. Ele privilegia a cópia, porque admira o copiador. O copiador, para o brasileiro, é o verdadeiro ídolo. O cara esperto que economizou tempo e dinheiro e foi direto à fonte para roubar a idéia. Esse é o cara. Por amar a cópia e admirar o copiador, o sonho de todo brasileiro é copiar alguém ou alguma coisa que o faça ficar rico e famoso instantaneamente. Brasileiro não gosta de coisa que demora e dá trabalho. Ele quer ter mais tempo livre pra fazer as coisas que realmente importam na vida, como não fazer nada, um dos esportes favoritos da nossa gente tão fagueira.

Isto explica, por exemplo, o motivo pelo qual o brasileiro despreza tanto a autoria e a primazia. Para ele tanto faz quem criou ou quem fez primeiro. Interessa quem se deu bem com a coisa, quem copiou melhor, que ganhou mais fazendo menos. A gente quer é rosetar. Quem é que quer saber o autor da piada? Interessa que ela seja boa, que a gente conte na rodinha de amigos, faça sucesso e coma a mulherada. Isso sim é vida.

E, claro, quando alguém que por acaso é o autor ou o inventor de alguma coisa reclama sua autoria o povo cai de pau. Quem ele pensa que é? Só porque criou primeiro e inventou alguma coisa acha que é dono do mundo? Não senhor! Coisa mais chata essa gente que reclama de ser copiado! Coisa de bundão. Não sabe que a cópia é um elogio, uma homenagem?

Brasileiro é assim, Macunaíma preguiçoso, aproveitador, esperto, corsário. Copiar é o lema. Copiar, ocupar, tomar posse. Pegar pra si. Capturar. Roubar do mundo. A explicação antropológica ainda está por ser descoberta. Talvez seja por causa da nossa extensão territorial que criou aquela mentalidade de coleta e nomadismo.

A gente anda, mata, come, colhe, suja e, quando acaba, vai pra outro lugar. A natureza no Brasil não é assim, farta, pródiga, pronta? Se está aqui é pra usar. Que diferença faz quem criou? E se acabar tudo e não sobrar nada pra ninguém, que diferença faz? Não vamos estar vivos daqui a cem anos, nenhum de nós. Até lá, não vai acabar nada.

Nem a impunidade.

0 comentários: