Lula e a tevê do governo

|

Gosto de ouvir o presidente Lula. Ele desliza na linguagem, fala um monte de bobagens, mas tem a incrível capacidade de não ser maçante. Hoje ouvi todo o discurso do presidente durante a posse dos novos ministros. Mais uma vez, achei interessante a proposta de criação de uma tevê pública. Embora muita gente discorde, pense que se trata de uma ação de um governo totalitário, avesso às críticas etc e tal, particularmente, penso que Lula está certo em oferecer um canal aberto voltado para a cultura, educação etc.

O presidente disse que não importa se a tevê der meio ponto de audiência; o que vale mesmo é oferecer uma alternativa à população. Lula destacou que passou da hora de oferecer ensino por meio da televisão. Os canais comerciais não farão isso. Não estão focados nesses interesses, porque o público interessado em ver tevê para aprender alguma coisa é quase insignificante.

Lula apenas erra quando diz que esse canal deverá fazer jornalismo isento - não pode ser "chapa branca", segundo o presidente. Pela tradição política brasileira, nunca um mecanismo de comunicação deixará de puxar a sardinha para a brasa do governo. Pode até estar mais distante de um governo, mas estará próxima demais de outro... Vai depender sempre de quem estiver no controle.

Contudo, ainda assim, penso que a proposta é válida e precisa ser viabilizada.

0 comentários: