Dengue: PT erra ao divulgar nota culpando governo

|

Vi há pouco uma nota do PT de Maringá sobre a dengue em Maringá.

A nota começa dizendo que "o secretário de Saúde admite que o governo Silvio Barros foi negligente no combate à dengue".

Bem, não vale a pena reproduzi-la aqui...

Meu post tem outro objetivo: dizer que o Partido dos Trabalhadores foi pouco sensível a um problema que é grave. Este não é o momento para discussões originárias nos interesses político partidários.

Não é agora que nos interessa discutir se o governo errou ou não errou. De fato, tudo indica que houve problemas na prevenção. Entretanto, isso é o que menos importa agora. Aproveitar-se politicamente do fato é algo que deveria envergonhar um grupo político que deseja apresentar-se à população como responsável e sensível às necessidades da população.

Políticos de oposição precisam cobrar que ações sejam implementadas no combate ao mosquito da dengue, mas devem também demonstrar disposição em mobilizar a sociedade contra a doença.

A epidemia da dengue deve - e será - tema importante durante a campanha eleitoral. Mas, volto a dizer, não é este o momento.

Isto porque, quando um partido de oposição faz uso político de uma crise, o debate sai do fato concreto - no caso, a epidemia de dengue - e passa para um universo de embate que não interessa a quem é vítima do problema: o povo. A dengue deixa de ser combatida e o governo passa a concentrar esforços para combater o inimigo político.

Ninguém merece...

8 comentários:

Anônimo disse...

Concordo contigo Ronaldo. O que deveria ser criticado e comentado é a falta de comprometimento. Afinal de contas, como pode os postos de saúde terem fechado suas portas mais cedo, em véspera de feriado? E tudo indica que a situação da epidemia volte ainda pior após o feriadão, já que a previsão é de mais chuva e calor.
Como você disse...

Ninguém merece...

Anônimo disse...

Entendo a suas frustações pois partilho desta mesma opinião... e não é somente na questão da dengue, ou da sáude como um todo ou até mesmo nos erros e acertos da adm. que ora esta no comando de um outrora no de outro. Lamentável é ver que os únicos interesses ou até mesmo proposta passa pelo cunho político partidário. Enquanto eles brigam, a cidade fica a mercê... Está na hora de ficarmos de fora desta briga(Barros x PT) e pensarmos na cidade e nos cidadões.

Anônimo disse...

Não concordo com sua opinião Ronaldo! Pois a denúncia é séria e expõe a fragilidade deste medíocre gestão Barrista! Se colocarmos aqui este ou aquele culpado tenho a afirmá-lo nobre colega que a imprensa de Maringá também é negligente neste momento da história e muito pouco tem colaborado para o assunto!

Anônimo disse...

Então, Ronaldo, não pode criticar por quê? Quando será a hora? Se eu não for do PT, posso criticar? Então eu posso, pois não sou petista e estou sofrendo as consequências... Não dá para defender o indefensável!

Anônimo disse...

Concordo com vc Ronaldo, a dengue é um problema muito sério e não deve ser usado para estes fins. Afinal são vidas que estão em perigo e o que menos importa agora é saber como começou. O mais importante é a união de forças, independente de partido,para acabar com essa doença.

Anônimo disse...

Mas, Ronaldo, deixe sua incoerência de lado. Porquê para a crise aérea vale procurar culpados e criticá-los e até, pedir uma CPI, e não vale para o caso da dengue. Quanta hipocrisia de uma imprensa que está cada vez mais perdida no Brasil!!

Prof. Ronaldo Nezo disse...

Caro anônimo das 11h56, não sou incoerente. Não pedi CPI para o tal do apagão aéreo. Penso que ambas as situações são passíveis de críticas, mas fazer uso político da questão da dengue é bem diferente do problema que afeta o sistema áereo brasileiro. Uma coisa é ser incompetente numa questão gerencial há mais de seis meses; outra é tripudiar de uma incompetência que afeta a saúde das pessoas e pode levar muita gente à morte.

Anônimo disse...

Silvio criticava tanto a administração do PT, vivia dizendo que a cidade estava toda suja.
" E agora, agora o que vejo é ruas sem varrer, prédios publicos encoberto de mato ( Antiga sede da merenda, atrás do SESC).É culpa da administração sim, são incompetentes esses barros e arrogantes.