Por que sou favorável ao aborto

|

Após uma série de e-mails que recebi sobre meu posicionamento sobre o aborto, visto que sou favorável, resolvi argumentar um pouco mais sobre minha posição:

O aborto ilegal é uma prática comum no Brasil e principalmente nos países de terceiro mundo que tem uma formação religiosa forte e uma condição social e econômica miserável. Temos um comportamento inconseqüente em relação ao controle de natalidade e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, além de um índice alto e crescente de gravidez indesejada. O resultado desta prática são hospitais que atendem cada vez mais casos de crianças com Aids, ou nascimento de crianças deficientes por causa de doenças adquiridas pelos pais – se é que podem ser chamados disso.

Uma em cada três mulheres que praticam o aborto clandestino sofre seqüelas físicas e psicológicas desta prática.

Por isso temos que ter sobriedade ao discutir esta questão. O aborto tem que ser legalizado não como um meio de controle de natalidade, não como uma prática costumeira e estimulada para se livrar de uma gravidez indesejada, mas sim como uma forma de controle de uma prática que já existe e que pode ser regulamentada. É melhor o controle da prática para poder coibi-la, do que manter a clandestinidade ou a geração de crianças indesejadas, que mesmo vivas estão condenadas pela falta de competência dos pais e da sociedade em tratar a questão da natalidade com racionalidade. Ter filhos é uma questão séria, um compromisso de vida, e não brincar de boneca, ou de casinha com um ser humano e depois descarta-lo quando percebemos o peso de criá-los.

2 comentários:

Anônimo disse...

O aborto clandestino tinha que ser tratado como preve a lei. Ou seja prisão para os que o cometem.
E os que sabem onde se cometem estes crimes deveriam denunciá-los.

Esileda disse...

Acho que cada caso é um caso, deve sim, ser regulamento mas pra casos específicos como por estrupo, motivo de saúde, etc. Já pensou se cada adolescente que engravidar numa brincadeirinha for praticar este ato, o que será dessas mulheres? Se engravidou e não em condições de criar, doe!Há tantos casais por aí que "sonham" com uma criança e não conseguem gerar...