Bom dia!!!
Pra começar o dia, quero propor uma breve reflexão sobre o serviço de moto-táxi que se espalhou pela cidade... Esse pessoal está cada vez mais abusado. Anos atrás, escondiam-se atrás de fachadas e agiam como se fossem qualquer coisa, menos mototaxistas. Nos últimos anos, organizaram-se e hoje atuam como se o serviço estivesse liberado. Possuem inclusive coletes identificadores, com nome da "empresa", telefones para contatos etc.
A administração pública de Maringá precisa tratar do assunto. O vereador Odair Fogueteiro quer regularizar o serviço. Não sei se esta é a saída - a legislação nacional não recebe bem a idéia de transportar passageiros em motocicletas. Entretanto, é preciso fazer alguma coisa. O governo municipal não pode fingir que nada está acontecendo.
Regularizar o serviço tem uma vantagem: estabelecer a cobrança de impostos. Esse pessoal está trabalhando de forma ilegal e, quando cai, machuca-se, são encaminhados para os hospitais públicos - logo, quem paga pelo atendimento médico (ortopedia, geralmente - que é muito mais caro) é o contribuinte. Eles precisam participar desse processo. A atuação informal é danosa sob todas as perspectivas. A legalização ajuda a conceder direitos e cobrar devedores - como acontece com todo cidadão.
Saia do buraco emocional em que você está
Há 15 horas
2 comentários:
Nezo
Concordo em parte contigo, afinal se estão desenvolvendo uma atividade que gera renda, devem arcar com sua tributação. Mas no tocante a regulamentação deste serviço, sejamos realista, vivemos num país de terceiro mundo, que baixa a bola até para presidentes narco-traficantes, com uma renda percapita que é um esculaxo, uma legislação que só previlegia os que detém posses e que a população é explorada ao extremo com bi, tri ou quádrupla tributação, pergunto: Onde sobra dinheiro para o indivíduo "pagar" um taxi? A realidade do "pai de família" hoje é outra, porque será que o Expressinho da TCCC faz tanto sucesso? É uma forma dos menos abastados se locomoverem desfrutando da mordomia do ar-condicionado e de uma agilidade maior. Mas o que fazer com os moto-taxis? Acredito que devem ser regulamentados sim, afinal nos países índicos e asiáticos utilizam e muito este tipo de serviço, o que reduz a poluição, o efeito estufa etc., mas como todo brasileiro que come ovo e arrota caviar, na China também é muito utilizado o serviço dos moto-taxis, então porque para variar, não copiar?
É SIMPLES, NIGUÉM AGUENTA PASSAR FOME, NO ENTANTO O MOTO TÁXI MATA A FOME DE MUITA GENTE, SE POR ACASO ELES PROIBIREM ESSA CLASSE DE TRABALHAR, ELES VÃO PROCURAR ALGUM MEIO SE ALIMENTAR. EMPREGO ESTA MUITO DIFÍCIL, ENTÃO PODE IMAGINAR P/ QUE LADO ESTA CLASSE VAI PARTIR... PENSEM BEM ANTES DE PROIBIREM; É SIMPLESMENTE A REALIDADE!
Postar um comentário