27/10 - As manchetes do dia

- Número de nascimentos cai em 63% das cidades
O jornal O Diário destaca dados do levantamento do IBGE. Os dados se referem ao período compreendido entre 2003 e 2008. Em cinco municípios do Estado morreram mais pessoas do que nasceram. Maringá está entre as que registrou variação positiva. Em 2008, nasceram 4.771 bebês em Maringá.

- Aprovado plano de carreira do magistério
A manchete do Hoje Notícias trata da aprovação, ontem na Câmara de Maringá, do projeto de lei que cria o Plano de Carreira Cargos e Salários do magistério municipal. Cerca de 2 mil servidores da Educação serão beneficiados. A proposta terá impacto de R$ 125 mil por mês na folha de pagamento. O plano resultará em aumento salarial e possibilidade de carreira para três categorias no magistério.

- Passeata encerra semana de combate ao câncer de mama
O Jornal do Povo trata do fim das atividades realizadas em Maringá para o combate ao câncer de mama. A campanha tem por objetivo salvar vidas através da prevenção. Se a doença for detectada no estágio inicial, a mulher tem 90% de chance de cura. O Paraná registra mais de 500 óbitos, por ano, em decorrência da doença. A maioria dos casos acontece porque o tumor é diagnosticado em estágio muito avançado.

26/11 - As manchetes do dia

- Casamentos em alta, divórcios em queda
O jornal O Diário destaca os resultados do levantamento do IBGE. A pesquisa aponta que Maringá tem o maior crescimento no número de casamentos entre os grandes municípios do Estado. A redução dos casos de divórcio está na contramão do índice nacional. Em 2008, foram 2.644 casamentos e 183 divórcios.

- Mulher de classe alta não denúncia violência
A manchete do Hoje Notícias revela o perfil das vítimas de violência doméstica. Geralmente são mães de três filhos, dependentes do companheiro, com mais de 35 anos, tem baixa autoestima e nenhuma qualificação profissional. A maioria dos agressores tem envolvimento com álcool ou outras drogas.

- Greve impede emissão de carteiras de trabalho
O Jornal do Povo trata da greve por tempo indeterminado dos funcionários do Ministério do Trabalho. O sindicato da categoria revela que 97% dos funcionários aderiram ao movimento grevista. Eles prometem voltar ao trabalho quando o governo federal chamar o comando nacional para a negociação.

25/11 - As manchetes do dia

- Paraná em alerta
O jornal O Diário destaca os mapas da saúde e da segurança. O mapa do Ministério da Saúde tem sete cidades do Estado cujo índice de infestação pelo mosquito da dengue preocupa. Entre 1% e 3,9% dos imóveis desses municípios têm larvas do mosquito. O índice de infestação em Maringá é de 1,9%. No caso da segurança, pesquisa mostra que o Estado tem sete municípios entre os cem mais violentos do País para jovens entre 12 e 29 anos. Entre as 266 cidades com mais de 100 mil habitantes que foram analisadas, Maringá ocupa a 240ª posição.

- Policiais civis param por um dia
A manchete do Hoje Notícias traz informações a respeito dia de protesto dos policiais civis. Em Maringá, apenas 30% do efetivo trabalhou. A categoria quer contratação de mais policiais. Foi convocada uma nova assembléia para os próximos dias a fim de deliberar pela greve.

- Diretoria elogia projeto e aprova mudanças no trânsito da Cidade
O Jornal do Povo trata do encontro de ontem na Associação Comercial e Empresarial de Maringá. O prefeito de Maringá esteve na entidade explicando detalhes do sistema binário. Os membros da Acim aprovaram a proposta. Eles acreditam que os binários permitirão a sincronia dos semáforos.

24/11 - As manchetes do dia

- Maringá tem o maior índice de emprego do Paraná
O jornal O Diário destaca os dados do Ministério do Trabalho. Os dados mostram que 35,65% dos trabalhadores do município têm carteira assinada. Esta é a melhor taxa entre as cidades do Estado com mais de 100 mil habitantes.

- Chuva deixa cidade sem energia elétrica
A manchete do Hoje Notícias traz as conseqüencias do temporal de domingo, em Maringá. Mais de 117 árvores caíram no temporal. O serviço de emergência da companhia registrou 240 solicitações, somente no último domingo. A prefeitura ainda não estimou o valor do prejuízo na cidade.

- DER nega reajuste das tarifas de pedágio no Paraná
O Jornal do Povo revela que, ontem, o Departamento de Estradas de Rodagem negou os aumentos das tarifas de pedágio requisitados por seis concessionárias que operam no Paraná. As empresas protocolaram pedidos para majorar os preços em até 2,56% a partir do dia 1º de dezembro. O Estado alega que qualquer aumento, por menor que seja, vai penalizar a economia do Paraná.

20/10 - Notas do esporte

Fluminense já conhece quem será seu adversário na final da Copa Sul-Americana. Ontem à noite, a LDU arrasou com o River Plate, do Uruguai. Sete a zero. Fluminense e LDU vão reeditar as finais da Libertadores de 2008.

O fim de semana chega com bons jogos pelo Campeonato Brasileiro. Nesse sábado, jogam Corinthians e Náutico, Atlético Paranaense e Cruzeiro.

No domingo é a vez dos líderes entrarem em campo. O Flamengo recebe o Goiás. O time está confiante na vitória, mas a equipe goiana quer atrapalhar a boa fase do rubro-negro.

O São Paulo vai até o Rio encarar o Botafogo. O time corre risco de rebaixamento e precisa vencer. Já o tricolor tem que garantir três pontos para se manter na liderança. Mas o São Paulo vai jogar desfalcado.

Ainda no domingo tem Santos e Coritiba, Santo André e Avaí, Sport e Fluminense, Vitória e Barueri, Atlético Mineiro e Internacional.

20/11 - As manchetes do dia

- Mudanças no trânsito começam domingo
O jornal O Diário destaca as mudanças nos sentidos das ruas de Maringá para implantação dos binários. Os sentidos de 24 ruas no centro da cidade serão alterados para a implantação do sistema binário. A primeira das quatro etapas será no Jardim Universitário, em oito vias. O jornal apresenta em infográfico todas as alterações.

- “Meta do PP é eleger Barros”
A manchete do Hoje Notícias traz em destaque a fala do presidente do PP, o senador Francisco Dornelles. Ele esteve ontem em Maringá. Dornelles garantiu que Ricardo Barros tem a total confiança e delegação para tomar o caminho que quiser na construção das alianças no Paraná que poderão garantir a sua eleição para senador.

- Usina de biodiesel será instalada em Marialva
O Jornal do Povo fala que Marialva vai ganhar uma usina de biodiesel. O anúncio foi feito pela Petrobras Biocombustíveis e por uma empresa gaúcha, em Curitiba. Com investimento inicial de R$ 100 milhões, a unidade deve entrar em operação no segundo trimestre do ano que vem, com capacidade para produzir 120 milhões de litros de combustível por ano.

19/11 - As manchetes do dia

- TRE cassa Roque e confirma vaga para Quinteiro
O jornal O Diário destaca que, depois de cinco horas de julgamento, Wilson Quinteiro foi confirmado, com cinco votos favoráveis, o quinto deputado estadual de Maringá desta legislatura. O Tribunal entendeu que a cadeira pertence ao partido e não à pessoa.

- Será reformada?
A manchete do Hoje Notícias traz um questionamento a respeito do futuro da antiga rodoviária de Maringá. Os condôminos da Estação Rodoviária Américo Dias Ferraz decidiram retomar a reforma do prédio que estava interditado pela prefeitura há quase três anos. Uma comissão foi formada para levantar os custos da reforma das cerca de 50 lojas.

- Vacinação contra aftosa termina no final de novembro
O Jornal do Povo fala será encerrada no próximo dia 30 a segunda etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Aftosa no rebanho de bovinos e bubalinos. Iniciada no dia primeiro deste mês, desta vez todo o rebanho, independente da idade, deve ser obrigatoriamente vacinado.

17/11 - As manchetes do dia

- Maringá tem maior saldo de empregos do interior
O jornal O Diário destaca que outubro foi o segundo melhor mês do ano para as contratações. O balanço positivo foi de 751 novas vagas. No ano, são 5.508 trabalhadores a mais com carteira assinada, mas saldo ainda é a metade do que em 2008. O setor que mais contratou foi o comércio – com saldo de 447 empregos.

- “Beber na rua não pode”
A manchete do Hoje Notícias trata do projeto do vereador Carlos Eduardo Sabóia. A proposta do parlamentar é estabelecer o mesmo rigor de países desenvolvidos, onde o consumo é proibido em locais públicos. Se aprovado, ficará proibido beber nas ciclovias, praças, pátios, estacionamentos, campos de futebol e ginásio de esportes. A bebida estará liberada em ambientes internos a exemplo de bares.

- Número de empregos formais cresce em Maringá
O Jornal do Povo também fala da geração de empregos em Maringá. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados nessa segunda-feira pelo Ministério do Trabalho. No Paraná, mais 13 mil pessoas conquistaram um trabalho com carteira assinada em outubro. Foi o melhor desempenho do Estado desde 1996. O setor que mais gerou vagas foi o da indústria de transformação.

13/11 - Notas do esporte

Sport quer anular, na Justiça Desportiva, o segundo gol feito pelo Palmeiras. A equipe de Recife quer que prevalece o placar de 2 a 1. Justiça entende ser difícil impugnar a partida.

E amanhã três jogos serão realizados pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo recebe o Vitória. O time baiano quer derrubar um tabu. A equipe nunca venceu no Morumbi. Já o tricolor só pensa na conquista dos três pontos.

Ainda nesse sábado, o Coritiba recebe o Atlético Mineiro. O Cruzeiro encara o Grêmio.

No domingo, o Flamengo joga contra o Náutico. Dependendo do resultado do São Paulo, o rubro-negro pode até conquistar a liderança do Brasileirão.

Também no domingo tem Barueri e Botafogo, Avaí e Corinthians, Internacional e Santos, Fluminense e Atlético Paranaense, Goiás e Santo André.

13/11 - As manchetes do dia

- Câmara anula contrato secreto da Sanepar
O jornal O Diário destaca que os vereadores de Maringá decidiram que o aditivo que estendia a cessão do serviço de água e esgoto por mais 30 anos não tem validade. O contrato, assinado em 1996, pelo então prefeito Said Ferreira, prorrogou o contrato atual por 30 anos. O ato secreto de Said Ferreira garantia à companhia a concessão dos serviços em Maringá até 2040.

- Combate à violência sexual
A manchete do Hoje Notícias trata do 2º Seminário de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. Segundo o jornal, o índice de violência sexual cresce em Maringá e região. A proposta do seminário é articular políticas públicas para combater o problema. Ontem, agentes públicos de 40 municípios receberam capacitação para enfrentarem os casos de violência infanto-juvenil.

- Maringá confirma presença em convenção no Rio
O Jornal do Povo fala da participação de representantes de Maringá na Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana. Esta é a primeira vez que o evento será realizado na América Latina. A convenção visa repensar modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

12/11 - As manchetes do dia

- Câmara: aumento de vagas só em 2012
O jornal O Diário destaca a PEC dos vereadores. O Supremo Tribunal Federal confirma liminar que impedia posse dos suplentes eleitos em 2008. As cerca de 8 mil vagas criadas pela Emenda Constitucional 58 em todo país só serão preenchidas na próxima eleição. A decisão pôs fim às esperanças de oito suplentes que almejam vaga na Câmara de Maringá.

- Seguro-desemprego em alta
A manchete do Hoje Notícias trata da greve dos agentes administrativos do Ministério do Trabalho, em Maringá. A greve concentrou os pedidos de seguro-desemprego na Agência do Trabalhador. Com isso, os atendimentos estão sendo agendados devido ao aumento da demanda, que praticamente dobrou. Ontem, por exemplo, foram fornecidas senhas para a próxima terça-feira.

- Conferência das Cidades será realizada hoje em Maringá
O Jornal do Povo fala da 4ª Conferência Municipal das Cidades, que será realizada hoje no Cesumar. A iniciativa é do governo federal. A conferência pretende discutir gestão democrática, participativa e controle social. Também serão debatidas políticas públicas de desenvolvimento urbano. O objetivo também é identificar os avanços e resultados das conferências anteriores.

11/11 - Notas do esporte

SEGUNDONA
O Vasco venceu de novo e está a uma vitória do título da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de São Januário bateu o Campinense por 1 a 0 e chegou aos 73 pontos.

BUGRE
Depois de quatro rodadas sem vencer, o Guarani reencontrou o caminho da vitória. O Bugre derrotou o Ipatinga por 3 a 1 e recuperou a vice-liderança.

DE GOIÁS
Já o Atlético Goianiense segue na luta para conquistar uma vaga na Série A. A equipe goleou o Ceará por 4 a 1.

PARANÁ
O Paraná Clube fez jogo morno, em clima de amistoso, com o Bragantino. O resultado foi um empate em 2 a 2.

PALMEIRAS
E hoje tem jogo único pela Série A. Sob pressão, o Palmeiras recebe o Sport. O goleiro Marcos alerta: se o verdão não vencer, o Brasileirão estará perdido.

11/11 - As manchetes do dia

- Condenados 348 anos
O jornal O Diário destaca a chacina de Guaíra. Jair Correa, Ademar Fernando Luiz e Fabiano Alves de Andrade, réus confessos do crime praticado em setembro do ano passado, foram condenados em júri popular por 15 homicídios triplamente qualificados e oito tentativas de homicídio.

- R$ 3,6 milhões para aeroporto
A manchete do Hoje Notícias trata da liberação de recursos para o aeroporto de Maringá. São R$ 3,6 milhões para a construção de novo pátio de manobras de cargas. Estado entrará com contrapartida de R$ 1,1 milhão. Obras deverão começar no ano que vem. O novo pátio será construído em área de 13 mil metros quadrados.

- Amusep quer implantar internet livre na região
O Jornal do Povo fala da proposta da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. A entidade quer implantar internet livre nos municípios. Os prefeitos já aprovaram a iniciativa. A proposta é levar o serviço até mesmo para a área rural.

10/11 - Notas do esporte

SEGUNDONA
Hoje tem rodada completa da Série B do Campeonato Brasileiro. O líder Vasco, garantido na primeira divisão do próximo ano, joga com o Campinense.

OUTROS JOGOS
O vice-líder Ceará enfrenta o quarto colocado, o Atlético Goianiense. O Guarani tenta reencontrar o caminho das vitórias diante do Ipatinga. Já o Paraná Clube joga, fora de casa, com o Bragantino.

PALMEIRAS
Na Série A, apenas um jogo nessa quarta-feira. O Palmeiras recebe o Sport. O verdão quer vencer para retomar a liderança e botar pressão sobre o São Paulo, que joga só no próximo sábado.

NA JUSTIÇA
E sobre o jogo do último domingo, o árbitro Carlos Eugênio Simon sustenta que viu falta no lance do gol de Obina. Ele também diz que vai processar o presidente do Palmeiras pelas acusações sofridas após a partida contra o Fluminense.

10/11 - As manchetes do dia

- Mercado espera mais oferta com nova lei
O jornal O Diário destaca que despejo por falta de pagamento ficará mais fácil, e o mercado espera aumento na oferta de imóveis. Exigências devem diminuir, mas especialista entende que a nova lei é muito dura para o locatário. Imobiliaristas acreditam que facilidade para despejar inquilino promoverá aumento de 10% a 30% na oferta de imóveis em Maringá.

- Greve paralisa emissão de carteiras de trabalho
A manchete do Hoje Notícias trata da greve dos funcionários do Ministério do Trabalho. A categoria administrativa reivindica plano de carreira e melhores condições de trabalho. Quem precisar retirar carteira de trabalho terá de esperar pelo fim da paralisação. Para dar entrada ao seguro desemprego, o trabalhador deve procurar a Secretaria do Trabalho.

- Saúde combate dengue em bairros mais críticos
O Jornal do Povo fala do combate aos focos do mosquito da dengue em 12 bairros onde serão realizadas as ações do Dia do Descarte, no próximo sábado. Serão distribuídos folhetos aos moradores e recolhidos materiais que podem acumular água. Os agentes ambientais também vão intensificar a busca e destruição de focos em quintais e terrenos baldios.

6/11 - As manchetes do dia

- Comerciante estocava cargas roubadas
O jornal O Diário destaca que a Polícia Civil descobriu o endereço onde eram estocadas mercadorias provenientes de assaltos. Suspeito é dono de supermercado em Maringá. Ele faria parte de uma quadrilha especializada em roubo de mercadorias no Paraná e Santa Catarina.

- Dois mil atletas em Maringá
A manchete do Hoje Notícias trata das Olimpíadas Escolares. A abertura dos jogos ocorreu ontem. A competição envolve 2 mil atletas em Maringá e 1,5 mil em Londrina. As duas cidades sediam o evento. A disputa, em Maringá, começa hoje nas modalidades de futsal, judô e xadrez. Na próxima semana, vôlei e atletismo, que acontecem até o dia 15.

- Servidores iniciam greve no Ministério do Trabalho
O Jornal do Povo fala da greve dos funcionários do Ministério do Trabalho. São cerca de 200 servidores no Paraná; 20 em Maringá. Eles pedem um plano de carreira com remuneração justa, jornada de trabalho de seis horas, paridade de reajuste entre servidores ativos e aposentados. Em razão da greve, estão suspensos os serviços de emissão de carteiras de trabalho e pedidos ou desbloqueios de seguro desemprego.

5/11 - As manchetes do dia

- Com Chico Neto interditado, começam Olimpíadas Escolares
O jornal O Diário destaca a abertura das Olimpíadas Escolares. A abertura dos jogos será no ginásio Valdir Pinheiro. A reforma do principal ginásio da cidade não foi concluída a tempo para a competição. Representando 26 unidades da Federação, 3,5 mil atletas competem em cinco modalidades.

- Semiaberto não tem relatório de impacto
A manchete do Hoje Notícias revela que a penitenciária de regime semiaberto de Maringá não possui relatório de impacto de vizinhança, documento necessário para a construção de uma obra de grande porte. Diante disso, a Câmara de Vereadores pode pedir a paralisação da obra.

- Ídolos participam da abertura das Olimpíadas Escolares
O Jornal do Povo também trata da abertura das Olimpíadas Escolares. A publicação aponta que a abertura terá a presença de atores globais, atletas e ex-atletas consagrados nacionalmente e internacionalmente – como Vanderlei Cordeiro de Lima e Gustavo Borges.

4/11 - As manchetes do dia

- Cai 17% o número de mortes violentas
O jornal O Diário destaca que, nos primeiros 10 meses deste ano, 80 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito ou assassinadas. Em 2008, foram 96. Os números de Maringá são os mais baixos entre os municípios paranaenses do mesmo porte.

- Câmara discute contrato
A manchete do Hoje Notícias trata do contrato da Sanepar. Os vereadores querem anular a prorrogação do contrato com a companhia de saneamento do Paraná. Para a empresa, a indenização chegaria a R$ 285 milhões. O aditivo que dá mais 30 anos para a Sanepar foi assinado em 1996.

- Distribuidoras de água mineral são fiscalizadas pelo Procon em Maringá
O Jornal do Povo fala da fiscalização realizada pelo órgão de defesa do consumidor. Após receber reclamações de consumidores, o Procon passou a fiscalizar as distribuidoras de água. As empresas estariam comercializando água mineral em embalagens vencidas e não estariam aceitando que os consumidores fizessem a troca do recipiente.